26 de fev. de 2018

Cuidados básicos com a pele em todas as idades

Hello, pessoal, tudo bem? Espero que sim. Dando continuidade ao tema da semana passada, ainda estamos falando sobre pele por aqui. Eu não sei vocês, mas de um tempo pra cá tenho me preocupado muito mais com os cuidados da minha pele.

Os 20 anos já passaram dos "vinte e pouco" e os 30 se aproximam, e acho que muitas mulheres começam a ter maiores cuidados a partir dessa idade, mas na verdade o ideal é que esses cuidados sejam iniciados desde cedo.

Para ninguém ficar perdido vou falar hoje sobre os "Cuidados com a Pele em Todas as Idades". Embora esse guia seja útil para os seus hábitos de cuidados com a pele, nunca posso deixar de alertar: é necessário consultar um médico dermatologista antes de começar qualquer tratamento. 






A PELE E O TEMPO
Não é novidade que com o passar do tempo o nosso corpo muda e, assim como a pele altera suas características com o tempo, os cuidados tomados também devem ser adequados com o passar dos anos.

Cada faixa etária tem sua particularidade, que irá ditar quais tipos de substâncias devemos utilizar na nossa rotina de cuidados que irão beneficiar nossa pele, além do sempre presente fator individualidade. Ou seja, aos 20, aos 30, aos 40, aos 50 e acima cada ritual de beleza será diferente, com objetivos diferentes, que vamos falar abaixo.

No entanto, existem os cuidados atemporaisbásicos e indispensáveis em qualquer idade.

" Cuidados Atemporais: limpeza, hidratação e fotoproteção "

Tendo isso em mente, vamos ver como cada faixa etária lida com os "cuidados atemporais"?


TIPOS DE ENVELHECIMENTO DA PELE
Intrínseco ou cronológico
alterações genéticas e metabólicas, com perda crescente de colágeno e degeneração do tecido da pele

Extrínseco
interação da pele com o meio ambiente, sofrendo com danos de hábitos pessoais

IDADE X PROBLEMAS X CUIDADOS

Aos 20 anos
A pele está firme, macia e lisa, por isso prevenção é a palavra de ordem.  Essa é a idade da pele mista/pele oleosa, com tendência ao aparecimento de acne devido a questões hormonais que levam a produção em excesso de secreção das glândulas sebáceas.

LIMPEZA: sabonetes antioleosidade, com efeito calmante ou adistringente. 
HIDRATAÇÃO: produtos oilfree, de ação matificante e com função de redução de poros.
FOTOPROTEÇÃO: toque seco e produtos com tom de base.

Sendo a idade da prevenção, produtos como a Vitamina C tópica, antioxidantes que combatem os radicais livres (que aceleram o envelhecimento), estimulantes de colágeno e clareadores são indicados. 

Aos 30 anos
A pele começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento: perda de hidratação, perda de colágeno e elastina, primeiras rugas ao redor dos olhos e manchas na pele.

LIMPEZA: permanecem os sabonetes antioleosidade, optando por ações menos agressivas que a adstringente.
HIDRATAÇÃO: além do rosto, o hidratante deve ser usado no pescoço e colo; uso de dermocosméticos oilfree, com substâncias antioxidantes.
FOTOPROTEÇÃO: protetores que também hidratem a pele e que sejam antiidade.

É a idade dos antissinais, por isso invista em produtos que promovam a renovação celular, estimulem a produção de colágeno e com ação clareadora. Também vale investir em sinais específicos para a área dos olhos, focados na hidratação, redução de sinais e clareadores. 

Aos 40 anos
Nessa idade a pele fica mais seca e mais sensível, com perda de elasticidade e aparecimento de rugas mais marcantes e profundas. 

LIMPEZA: produtos menos agressivos e focados em hidratar a pele.
HIDRATAÇÃO: dermocosméticos hidratantes enriquecidos com antioxidantes e ácidos, para nutrir e restaurar a pele.
FOTOPROTEÇÃO: o produto deve ser aplicado no rosto, no pescoço, no colo e nas mãos também. A textura de preferência é a cremosa, ideal para pele madura.

Os produtos devem ser enriquecidos com substâncias regeneradoras de ação mais potente, como ação antirrugas e agentes firmadores. Laser, preenchedores e bioestimuladores começam a ser indicados.

Aos 50 e mais
A pele já é madura e está mais fina e mais sensível, com menos elasticidade e queda significativa na renovação celular e na produção das glândulas sebáceas. Também há a influência da menopausa que pode levar a desidratação da pele, hiperpigmentação e sensibilidade.

LIMPEZA: loções de limpeza profunda e que mantenham a umidade natural da pele. 
HIDRATAÇÃO: preferência aos cremes e loções cremosas, que são mais consistentes e agem mais profundamente, que possuam substâncias como agentes tensores, antioxidantes e clareadores. 
FOTOPROTEÇÃO: produtos que criam barreira de proteção na pele, preservando os nutrientes e hidratação ao mesmo tempo em que protege dos efeitos do sol.

Procedimentos para atenuar os sinais do tempo são indicados: laser, peeling, preenchimento e lifting

Produtos com ações pesadas e profundas quando aplicados em pele jovem ou produtos de ação leve quando aplicados na pele madura não apresentam os resultados desejados e podem prejudicas a pele de quem faz esse uso errado. 

Nos próximos posts trarei indicações de produtos para esses três cuidados atemporais. O que acham? Comentem aqui sobre quais cuidados além vocês tem com a pele e quais produtos vocês usam!

Beijos e até mais

Quer saber mais sobre cuidados para a pele? Confira aqui!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post bem explicativo cada fase da vida com os cuidados.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso cuidar melhor da minha mas e a preguiça? haha

    http://www.ceuemversos.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: