30 de abr de 2018

PROTETOR TÉRMICO - O QUE É, O QUE FAZ, COMO USAR E QUAL USAR? - PARTE I

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Desejo que sim!

Hoje é feriado emendado para muitos, mas por aqui é uma segunda-feira normal, cheia de conteúdo bom! Esse fim de semana tive uma experiência com a chapinha e babyliss que me fez pensar muito sobre o tema "protetor térmico" para cabelos. Acontece que eu não estava usando nenhuma espécie de produto extra, protetor ou que ajudasse a lidar com a situação da cabeça quente, e mesmo sem nunca ter usado algum esses produtos eu senti falta de alguma coisa, sabem como?! Isso motivou o tema de hoje: PROTETOR TÉRMICO - O QUE É, O QUE FAZ, QUAL USAR E COMO USAR?

Vamos começar pelo início...

Para muitas mulheres, o uso constante e diário de ferramentas à base de calor nos cabelos é realidade. Sejam trabalhadoras do entretenimento e TV, que precisam estar apresentáveis para o país inteiro ao vivo e por isso passam por um processo de making-off poderoso de make, cabelo e look; sejam trabalhadoras, estudantes e outras mulheres que não lidam com toda essa audiência, mas que diariamente usam essas ferramentas para cuidarem do seu visual. Não interessa, seja quem for, o uso diário do calor nos cabelos, com o uso de secador, chapinha, babyliss, escovas modeladoras e outros, que usam o calor provocam danos aos fios e por isso é preciso saber quais cuidados ter para que a fibra capilar não vá para o espaço.

Então...

Seja para manter o cabelo liso, brilhoso e bem sedoso, seja para cachos bem definidos e modelados, o uso de aparelhos como secador, chapinha, modelador de cachos, escova modeladora ou babyliss são aparelhos frequentemente usados. Embora o resultado seja lindo, o efeito nos cabelos, principalmente a longo prazo, pode não ser dos melhores. Como assim? O calor em excesso liberado por esses aparelhos danifica a fibra capilar, podendo deixar os fios ressecados, com ponta duplas, fracos e quebradiços. Como combater isso? Proteção Térmica!




PROTETOR TÉRMICO - O QUE É & O QUE FAZ?

Os cuidados diários com o cabelo, para muitas meninas e mulheres vai além de apenas lavas e deixar secar ao natural, como falamos acima. Existem diversas formas de finalizar, cuidar e manter os cabelos que passam pelo uso de ferramentas de calor como secadores, chapinhas, babyliss e outros modeladores de calor. Além de diversos cuidados com a escolha de produtos para lavar e aplicar no cabelo, a escolha de um protetor térmico é fundamental para qualquer fio que esteja em contato direto e regular com o calor. Ele protege os cabelos do calor excessivo, um item simples, mas poderoso. Sua função é formar uma camada protetora em volta do fio e protegê-lo de todas as fontes de calor. Para visualização: ao usar a chapinha, por exemplo, se o fio estiver sem a aplicação do protetor térmico, o calor do aparelho irá entrar em contato direto com o fio; já com o protetor térmico, a chapinha esbarra na proteção criada pelo produto, não atingindo o fio diretamente.

Outra função do produto é impedir que o cabelo busque a umidade do ar, evitando que os fios fiquem cheio de frizz após o uso dos parelhos já citados. Quem nunca se deparou, após a escova ou chapinha, com fios cheios de frizz ao invés de todo aquele brilho e lisura que vemos na TV e nas fotos? Pois bem, o protetor térmico serve justamente para evitar que os fios fiquem armados e com esse frizz, além de ajudarem a manter os fios lisos por mais tempo e com brilho, pois o fio está com a cutícula selada e a hidratação está dentro do fio. 

O produto pode ser em spray, creme, sérum e junto com um defrisante. Aqui no defrisante é importante reforçar que não adianta ser anti-frizz, o produto precisa oferecer proteção térmica para o efeito desejado.

Além de proteger, esse tipo de produto também é ativado pelo calor, usando a alta temperatura para beneficiar os cabelos! Como assim? Ele cuida da saúde do cabelo enquanto os aparelhos são usados através da camada protetora que eles fornecem ao fio que: sela as cutículas, evitando pontas duplas, frizz e volume; mantém o cabelo modelado por mais tempo; deixa o cabelo mais sedoso e maleável; umidifica o fio, permitindo o brilho e hidratação mais intensos.

A segunda parte do POST, vai tratar sobre QUAL USAR e COMO USAR esse produto essencial aos tratamentos dos fios. FIGUEM LIGADOS...o post sai no dia 02/05!


Veja mais sobre Protetor Térmico aqui e aqui!

18 comentários:

  1. Eu sempre uso, é muito importante e o mais importante é usar marcas boas, pra evitar que o cabelo fique mais danificado devido ao uso da chapinha e secador.

    ResponderExcluir
  2. boa noite, como vai?
    também sempre uso, e gostei bastante do seu post
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não uso muito protetor térmico, tem muitos habitos ruim que gostaria de parar e esse é um desses. Vai ver por isso que meu cabelo tá detonado. Adorei o post, bjs

    http://atrasdorimelblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, conheci ele hoje e já amei. Vou seguir sempre. Adorei saber mais sobre o protetor, seu post esta bem explicativo.

    ResponderExcluir
  5. Nao sabia sobre esse protetor.. Adorei conhecer mais

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sempre q faço chapinha eu uso.
    Sei bem a importância.
    Seu post é bastante esclarecedor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Para quem faz uso dos aparelhos, é essencial usar protetor térmico.

    ResponderExcluir
  8. Muito enriquecedor este post, já quero acompanhar o próximo! Eu uso sempre.

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    não uso protetor térmico mas vou passar a usar
    amei as suas dicas

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia esse produto saiu da minha vida pois não uso mais chapinha e nem secador mas ele reamrealm é de suma importância para todas que usam esses apetrechos para escovar e chapar os cabelíneos.post de utilidade pública viu!

    ResponderExcluir
  11. Eu uso muito secador e prancha, então só uso produtos com proteção térmica, senão o cabelo fica muito danificado.
    Beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  12. É raro eu usar prancha, mas quando uso eu sempre aplico um óleo anti frizz com protetor térmico. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Usava mto protetor térmico quando usava o cabelo liso,agora com ele cacheado nao curto mto,mas sabendo usar ajuda mto :)
    Bjinhos!
    www.amandaraibolt.com

    ResponderExcluir
  14. Para quem costuma usar secadores e chapinhas, fazer uso dos protetores térmicos é realmente importante, amei a dica e o post!

    ResponderExcluir
  15. Aninha, por muito tempo pensei que era pura frescura... lerdo engano e muitos danos já ocorreram em meus fios por total preconceito tolo!!!

    ResponderExcluir
  16. Nao vivo sem, uso muito secador e prancha, logo seu uso é indispensável e o resultado incrível😘😘

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, eu estava precisando mesmo dessas informações pois não tinha muito conhecimento sobre o protetor térmico. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Sabe q sei o quanto é importante, mas como raramente uso secador eu nao tenho o habito de usar

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: