10 de jul. de 2018

CUIDADOS COM AS UNHAS E SEUS PROFISSIONAIS

Olá, queridos! Hoje começa a Semana das Unhas!



Parece só um detalhe, mas não é: unhas bem cuidadas são tudo! Ao contrário do que muitos ainda podem pensar, não é apenas uma questão de estética e vaidade; cuidar das unhas é uma questão de higiene pessoal e envolve, além de cuidados, bons hábitos com essa parte do corpo. Além de fazer parte do nosso bem-estar físico, existe também a questão estética, pois unhas bem cuidadas passam uma boa impressão e fazem com que a gente se sinta até melhor, não é?!


Por isso tudo, nossas unhas precisam de cuidados recorrentes sim, mas isso de longe significa que precisamos ficar reféns dos salões de beleza, porque é super possível aprender a cuidar da sua unha. Em alguns casos, porém, é importante que procure-se um profissional em manicure ou podologia, dependendo da situação com as unhas. Aproveitando esse gancho, vou começar explicando a diferença entre esses profissionais, que não desempenham as mesmas funções.


PEDICURE, MANICURE e PODÓLOGO



Pedicure é o profissional da beleza responsável pela limpeza e cuidados das unhas e cutículas, e também pela parte estética de esmaltação. As manicures a mesma coisa, porém cuidam das unhas das mãos. Já o podólogo é um profissional da área da saúde, sendo o responsável por cuidar dos pés, identificando doenças e evitando problemas e dores na região. Esse cuida de problemas que vão além da unha e cutículas e envolvem os pés como um todo, pele, calcanhares e dedos, como calosidades, micoses e frieiras, unhas encravadas e também cuida dos pés de pessoas diabéticas, que necessitam de cuidados redobrados. É importante saber que o podólogo precisa ter formação técnica na área, o mesmo é indicado para manicures e pedicures. Embora seja o responsável pela saúde dos pés, podemos ver salões em que o profissional também esmaltam as unhas.




CUIDANDO DAS UNHAS EM CASA



Se você não apresenta nenhum problema com unhas ou cutículas, pode muito bem cuidar delas em casa, sem nenhum problema. A atividade pode tomar algum tempo, mas é ótima para momentos de relaxamento e de se cuidar; o carinho com nós mesmos é muito importante, por isso reserve um tempo na semana ou de 15 em 15 dias para fazer a sua rotina de cuidado e embelezamento.


Para cuidar da higiene das mãos e unhas, o ideal é mantê-las sempre curtas e lixadas e isso deve ser feito de uma a duas vezes na semana. Se você opta por mantê-las compridas, apenas lixe, porém a lavagem das mãos deve ser feita com maior frequência e sempre para quem lida com alimentos ou saúde, lembrando sempre de lavar embaixo das unhas. Esse hábito correto previne que uma série de doenças, bactérias e sujeiras acumulem e sejam carregadas, contaminando objetos e espaços.


Para cuidar das unhas em casa, você precisa basicamente de uma tesourinha ou alicate específico para unhas e lixas de unhas. Se você deseja investir também na beleza, tenha seus palitinhos, alicates, algodão, removedor de esmaltes, esmaltes e um spray secativo. É muito importante não compartilhar materiais além dos quatro últimos. Aprendendo a cuidar você mesma das unhas tem como benefício mais atrativo a economia de dinheiro, reais! Seguido pela independência e liberdade que ganhamos quando não ficamos reféns de salões ou profissionais autônomos.

No próximo post darei um passo a passo para ter UNHAS DE SALÃO em CASA! Aguardem amanhã, às 17h!

Quer ver mais sobre unhas e esmaltes? Confira aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: