19 de mar. de 2018

Pantone Outono/Inverno 2018 e Decoração

Amores, tudo bem?

O Outono começa no dia 20 de março, mas as tendências para a estação já estão traçadas há algum tempo. Além das tendências que vem do hemisfério norte, por aqui temos diversos lançamentos também. Como fiz no stories dessa semana uma enquete, o tema vencedor será o primeiro post falando da estação e o tema é: cores e decor.

Vocês conhecem a Pantone? Ela apenas é A EMPRESA no quesito cor! E por ela passam todos os segmentos criativos que seguem tendências de corç. A empresa dita tendência e faz a conexão entre moda e decoração. Como? A Pantone possui um relatório chamado Pantone Fashion Color Trend Report, onde a empresa traz as cores tendências na próxima temporada. São anunciados 15 tons criados em conjunto com as principais semanas de moda, NY Fashion Week e London Fashion Week, levando em conta o que os principais designers trarão em suas coleções 2018/19.

As cores dessa estação são um mix de cores clássicas com a ousadia do colorido. Um dos pontos interessantes é que as cores das paletas têm o objetivo de ressaltar tons ligados à ausência de gênero e cores que estão além das diferentes estações. De acordo com o site da revista Casa Cláudia:
Cores para o outono/inverno 2018 expressam nossa necessidade de individualidade, engenhosidade e criatividade. Há uma transição contínua para longe das tendências cíclicas e, em vez disso, um forte foco em cores auto expressivas que evitam a estrutura sazonal antiquada. Como resultado, estamos vendo algumas escolhas não tradicionais muito notáveis, como PANTONE 12-0740 Limelight e PANTONE 15-3520 Crocus Petal. Essas tonalidades inesperadas reinventam a história da cor sazonal e permitem a arte e a originalidade que movem a moda para a frente.
Laurie Pressman, Pantone Color Institute

Anualmente diversas empresas fazem estudos com previsão de tendências de cores que serão usadas na próxima temporada. Isso acontece com indústrias da moda, beleza, artigos de decoração, móveis, tintas etc. E após os estudos, elas logo lançam no mercado suas previsões para que os consumidores se adequem e também para determinar as cores e tons que vão guiar a próxima estação. E dentre todas a Pantone é a que possui maior relevância, por ser referência em cores no mundo todo. Suas tonalidades influenciam todo o segmento que lida com cores, como moda, arquitetura, beleza, design etc.

CORES PANTONE OUTONO/INVERNO 2018

São 16 cores divididas em duas paletas:

1. Spring 2018 Top 12 Color Palette


2. Spring 2018 Classic Color Palette


De acordo com a especialista Lauren: “Tons de outono que evocam a sensação de folhas no chão da floresta, plumagem rica e crepúsculo revelam uma paleta de outono moderna de tons profundos e ricos com explosões de surpresa colorida”


DECORANDO A CASA COM A PANTONE

Embora a empresa tenha esses lançamentos sazonais, desde o ano anterior ela já determinou qual seria a COR DO ANO 2018 e a eleita foi a Ultra Violet que, de acordo com a cia, "é imaginativa e acende o caminho que está por vir".



As tendências nem sempre são para serem seguidas à risca, mas servem como uma fonte de inspiração e referências para serem encaixadas em nosso próprio estilo. Quando falamos de decoração, parece que a coisa fica um pouco mais difícil, certo? Não é em toda mudança de estação que revemos todos os nossos itens de decoração, até porque financeiramente falando seria um grande buraco no orçamento. Ainda assim é possível dar toques decorativos em vários ambientes e seguir as tendências sem mudar tudo! Quando falamos de cores, fica mais simples ainda. Como? Adicionando toques de cor pelos cômodos da casa, escritório ou outro ambiente que desejar. Vamos às dicas?

1. Combine cores
Você pode aproveitar as cores da sua decoração e combiná-las com as cores da estação. É tudo uma questão de harmonização. As cores não precisam estar presentes em todos os itens de decoração. Um exemplo são ambientes em cores neutras, como cinza, branco ou gelo, que podem ter a sobriedade quebrada com a própria Ultra Violet ou outra cor vibrante da paleta Outono/Inverno. Para essas combinações, aposte em móveis coloridos como sofá, cadeiras, poltronas, mesas ou aparadores.

2. Aposte nos pequenos detalhes
Se você não gosta muito de inovar e é mais conservador, uma ótima opção para seguir as tendências sem que o cômodo escolhido perca sua personalidade é adicionar pontos de cor. Use enfeites como aparador de livros, canecas, caixas, uma manta ou almofada para combinar as trendcolors.

3. Na parede
Para quem gosta de se aventurar, uma aposta é usar a cor escolhida na parede de um dos cômodos. A depender da cor escolhida, vale pintar apenas uma parede ou fazer uma composição usando além da tendência cor, estampas ou texturas. 

4. Cara nova aos móveis
Trocar os móveis nem sempre é uma opção viável, mas repaginá-los com a ajuda de adesivos ou mesmo pintá-los é uma forma de reaproveitar a função do item e colocá-lo dentro da tendência. 

5. Nos detalhes
Se você está muito na dúvida e realmente não quer se arriscar, vá aos poucos. Decorar a casa com flores das cores da estação ou apostar em itens como vasos coloridos, toalhas de mesa ou copos, são uma forma bem sutil de imprimir personalidade à decoração da sua casa sem fazer grandes mudanças. Uma outra opção bem bacana, é usar a tendência para quando for receber amigos em casa, preparando a mesa de acordo com as tendências. Simples, não?!


E então, gostaram das dias? As cores estão bem alegres e refletem bem o momento que a moda e o universo criativo está vivendo, com menos fronteiras e mais ousadias. Me contem, qual a cor preferida de vocês? Vão apostar em itens de decoração?

Beijos e até a próxima!






  

8 comentários:

  1. É sempre bom saber as cores da tendência do momento para combinar certinho com seus gostos e ambiente. Agora naquelas lugares que usa parede espelho, assim todas de uma cor e uma de outra cor, tem que as cores que se combinar entre se e com os móveis. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecer as tendências é ótimo e o legal é que não precisamos seguir à risca. Para deixar o ambiente harmonioso é importante levar em conta as cores usadas na parede e nos móveis, sempre! Beijos, Danielle! Até a próxima!

      Excluir
  2. Já tinha visto sobre a cor escolhida do ano, mas ainda não entendia exatamente como era feita a escolha, além de agora saber também vou aproveitar as dicas que você passou e explorar mais na decoração. Ótimo post!

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha saber disso, Mari! Obrigada! Trazer informação e entretenimento é a prioridade do blog! Beijos e até a próxima!

      Excluir
  3. Adoreei esses Pantones porque são minhas cores favoritas, e por isso que eu amo essa época do ano! Melhor época pra se arrumar e fazer ótimas combinações de cores.

    Me Deram Asas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outono é uma estação maravilhosa pra moda e decoração, não é?! Acho que traz uma liberdade de combinações sem igual, sem contar o clima mais ameno, né?! Beijos e até a próxima!

      Excluir
  4. Adorei a paleta outono /inverno, mas não tenho certeza se gostei da cor do ano. Vi na internet alguns looks de desfiles usando essa cor, e ficaram bem lindas, mas não sei se eu incorporaria aos meus looks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cor do ano sempre causa uma polêmica, mas também sempre marca presença nas tendências. Você já viu como a Rhianna incorporou em seu estilo? Acho uma ótima inspiração. Além dos looks, a cor também pode ser usada na make e até no esmalte! Beijos e até a próxima!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: