13 de mar. de 2018

Transição Capilar: está considerando?


O processo de transição capilar é crítico para muitas mulheres, chegando até a ser um bloqueio no desejo de assumir fios naturais. Isso mesmo, a fase entre deixar de lado tratamento químico ou térmico de alisamento para assumir a textura e forma natural dos fios traz consigo uma montanha russa de sentimentos e até faz muitas meninas desistirem de continuar tratando os fios até que eles fiquem 100%. Realmente é um processo trabalhoso, mas todas que já fizeram a transição garantem que é libertador e recompensador. No lugar de investir tempo e dinheiro mantendo um cabelo que não é natural, não te representa e ainda causa danos à saúde do seu cabelo, o movimento de assumir seu cabelo natural traz o investimento de tempo e dinheiro em você real, cuidando da saúde dos seus fios e não alimentando um padrão com o qual você não se encaixa ou que você não quer mais. Como sempre é bom lembrar: nada contra quem gosta de procedimentos para manter os fios lisos, coloridos, longos, volumosos etc e tal, mas o ponto aqui é falar de quem quer optar por usar seus fios ao natural e em seu melhor momento! Cuidar da saúde do cabelo é muito importante para fios bonitos. Como sempre, saúde é tudo !

Assumir os cachos está em alta há algum tempo e não parece que vai sair da cabeça das mulheres! Cada dia mais mulheres se sentem encorajadas a quebrar padrões estabelecidos e assumir a naturalidade dos cachos. Cada vez mais a indústria da beleza percebe isso e atende essa demanda, seja de grandes marcas ou novas marcas que surgem na internet ou naquela loja maravilhosa da sua cidade. Tenho várias amigas que passaram pela transição e eu acompanhei bem de perto o sucesso da empreitada. De cabelos pintados, danificados com química de alisamento, tinta e descoloração para cabelos naturalmente iluminados, com frizz controlado, com vida e movimento...e o mais importante: a cara delas! E quando elas querem é claro que rola uma escova, um tratamento para controlar os cachos ou deixá-los mais abertos, rolam luzes e coloração também, mas tudo com muito mais presença, sabem?! Esse é outro benefício desse movimento, ele nos deixa muito mais presentes ao que acontece com nossos fios e a sua saúde. É comum ao procurar uma dermatologista você se deparar com complexos de vitaminas para aplicar no cabelo e até para tomar. Cada pessoa tem sua própria necessidade capilar e quanto mais você sentir e conhecer o seu cabelo (e couro cabeludo!) mais você vai saber o que funciona para seus fios. Autoconhecimento e autoaceitação. Combinado? Ok!


Para começar esse processo é preciso estar preparada e munida das armas corretas: no banheiro, no salão e na mente! E que arma é melhor do que o conhecimento? Quase nenhuma, por isso vou falar das top dicas para quem está se preparando para iniciar sua transição capilar.

*DICA DE OURO*
Prepare-se! Planeje a sua transição, entenda o processo que você irá começar. Não deixe que o acaso te pegue, nem a preguiça…


# DURAÇÃO: NEM SEMPRE É RAPIDINHO

Pode ser mais rápida se você lançar a mão do BIG CHOP, mas se não for o caso a sua duração pode não ser a mais rápida. Por quê? Ela está ligada a velocidade do crescimento dos seus fios. Portanto PACIÊNCIA é a primeira arma.

# DIVISOR DE ÁGUAS

Para a maioria das mulheres esse é um momento de redescobrir muitas coisas, pois em  alguns casos os fios naturais são longos desconhecidos. Aos poucos o crescimento dos fios naturais revela a textura real dos cabelos e isso traz o autoconhecimento, que deve ser tratado com olhos bondosos de aceitação.

# OLÁ, NOVA ROTINA

Cada cabelo é único e por isso cada rotina de cuidado também é! Os produtos mudam e além disso você passa a ter que tratar de dois tipos de fios diferentes: o antigo e o novo. Por isso pesquise muito sobre quais são os produtos mais usados para passar pela transição com cabelos lindos.

# TESOURA DO DESEJO

Sim, a tesoura é sua melhor amiga. A maneira mais rápida de dar adeus aos fios com química é cortar o cabelo. O conhecido big chop é exatamente isso: o grande corte feito para retirar a parte com química. É radical, mas é a forma mais rápida de dar adeus aos fios alisados. Mas nem todo mundo ama essa ideia ou acha viável, mas mesmo se for em doses pequenas, saiba que elas são suas aliadas.

# INSPIRE-SE NAS MANAS

As redes e internet estão cobertas de relatos de meninas que fizeram a transição e estão muito satisfeitas com isso, exibindo como resultado lindos cachos. Vale a pena usar esse poder para te dar coragem. Converse com amigas, acompanhe profissionais, veja vídeos e fotos. Mas tenha sempre em mente que cada cabelo é um e o resultado que dá 100% certo para alguém pode não ser bacana para você. Ou mesmo um tipo de cacho desejado pode não ser o que seu cabelo possui, mas não se frustre! Pesquise que você irá encontrar referências bacanas. Cada vez mais mulheres e meninas estão botando os cachos pra jogo e histórias inspiradoras não vão faltar!

# SECADOR, CHAPINHA E BABYLISS SÃO FRIENDLY

O uso desses apetrechos não é proibido nem durante a transição e nem depois. O babyliss, por exemplo, pode ajudar você a cachear fios que ainda estão lisos ou ajustar os fios que estão crescendo. Sempre tomando o devido cuidado para quem usa tratamentos térmicos.




E então, gostaram das dicas? Você está passando pela transição e tem algo a acrescentar? Tá reunindo coragem? Já passou? Me conta aqui nos comentários!

Quer saber como manter tudo em ordem durante o inverno? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: