29 de jun. de 2018

Dramas Da Pele No Inverno: Ressecamento do Rosto e Lábios

O inverno chegou oficialmente e com ele as baixas temperaturas e tempo seco que afetam diretamente a nossa pele. É difícil conhecer alguém que não sinta na pele as dificuldades das baixas temperaturas, como ressecamento, descamação e pele sensível, além de dermatites.  A boa notícia é que não é um bicho de 7 cabeças lidar com os dramas que são muito reais e precisam de dedicação, bons hábitos e bom produtos para serem solucionados.

Antes de qualquer coisa, o ideal é que para cuidar da pele, principalmente a do rosto, seja consultado um profissional médico dermatologista. Ainda assim, existem algumas dicas que são gerais e os dermocosméticos que circulam entre o mercado com garantias de teste asseguradas podem ser usados pelo público em geral, basta ter atenção às fórmulas e ingredientes.  

Como dizia, as baixas temperaturas, ventos e tempo seco faz nossa pele ficar um pouco mais sofrida, pois se somam aos fatores rotineiros de poluição e sol e agravam o quadro geral. Além disso nossos hábitos também podem nos atrapalhar. Como? A queda na ingestão de líquidos reduz a hidratação da pele, assim como os tentadores banhos quentes e longos.

Dramas da Pele: O Ressecamento do Rosto e Lábios


Nosso rosto fica exposto faça chuva ou sol, em qualquer estação, por isso no inverno os bons hábitos diários de cuidados com a pele devem ser mantidos. Quais hábitos? Em primeiro lugar, não devemos abandonar a foto proteção! O uso de filtro solar deve ser mantida em todas as estações, a alteração que pode ocorrer é na fórmula do produto. A rotina diária de beleza com limpeza, tonificação e hidratação da pele pela manhã, para a preparação para o dia, e à noite, momento em que a pele tem para se cuidar e recuperar os nutrientes necessários para se manter saudável.

Nosso rosto em geral, olhos, bochechas, nariz e até atrás da orelha, são alvos fáceis do inverno. A pele seca perde o seu brilho natural, porque perde água mesmo, e isso a deixa mais craquelada, grossa e até sensível. Nesse caso o caminho não é outro: a hidratação precisa ser o foco.

É preciso hidratar o corpo de dentro para fora, com bastante líquido e uma dieta rica em vitaminas e nutrientes que fortalecem todo nosso sistema e influenciam e muito nos resultados esperados nos tratamentos e uso de dermocosméticos.

Para hidratação pura vale apostar em substâncias como glicerina, vaselina ou lanolina que são oleosos e ajudam a pele a recuperar um pouco de sua oleosidade e reforçam sua proteção. Na hora do banho, bons aliados para o corpo são os hidratantes para banho ou óleos corporais. Apos o banho também é a hora ideal para usar o hidratante corporal, que terá uma melhor absorção pela pele. Eu recomendo o Ideal Body da Vichy.

No rosto, devemos fugir de fórmulas muito abrasivas, principalmente se você estiver passando por algum procedimento com ácido ou laser. Tônicos sem álcool, demaquilantes bifásicos ou em creme, água termal e hidratante facial.

Lembrete: Nunca use hidratante corporal no rosto! Esse é um erro que o desespero pode causar, mas deve ser aniquilado da sua mente. Se você precisa de uma hidratação muito rápida, aposte na água termal com bepantol ou o clássico creme Nívea da latinha azul.

A esfoliação, no caso o uso de máscaras esfoliantes para o rosto também são grandes aliadas da pele no inverno. Fazer a esfoliação, “limpa” a pele retirando as células mortas, ajuda no processo de renovação celular e mantém a pele uniforme. Você pode fazer receitas caseiras de esfoliação ou comprar produtos específicos. Duas máscaras que gosto muito de usar são Máscara Mineral Vichy Efeito Peelinge, da Vichy e a Máscara Facial Detox Argila Pura Esfoliant, da L’Oréal Paris.

Os lábios costumam ser os primeiros a dar os sinais de pele mais seca, chegando a descamar e rachar. Por isso, aposte no uso constante de hidratante labial com protetor solar. À noite, para dar um bust no tratamento, aplique produtos à base de dexpantenol, que possui alto teor de hidratação, como o CICAPLAST BAUME B5 da La Roche Posay ou Bepantol.

Dica extra: você precisa abandonar o hábito de morder e passar a língua nos lábios. A saliva só atrapalha, ressecando e irritando a pele da região.





E você, quais cuidados tem com a pele no inverno? Ou não tem nenhum em especial? Você sofre com algum problema específico? Me conte nos comentários!

Beijos e até a próxima!

Para saber mais sobre cuidados com o corpo, confira o post sobre o hidratante corporal Ideal Body.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: