3 de jul. de 2018

Drama Do Inverno: Como Cuidar Dos Cabelos Na Estação

Olá, queridos, tudo bem? Desejo que sim!


Hoje vamos falar mais sobre o inverno e como dar fim a mais um Drama de Inverno, os cabelos! Vejam bem, não é apenas o sol forte do verão que danifica os nossos fios, todas as estações possuem vilões. Que mulher nunca passou aperto com vento, chuva ou o tempo seco? Que cabelo resiste à poluição? Lisos, crespos, ondulados, pintados, com química ou naturais, todos os fios sentem o impacto do clima e ambiente. Nosso cabelo está praticamente 100% do tempo exposto a tudo isso: clima, luzes, radiações e poluições. Não há cabelo que resista. Na verdade há sim, os bem cuidados! Por isso vou te ajudar a entender como tratar os seus fios nessa estação.




O clima durante o inverno tende a ser frio e seco, o que intensifica a forma como nossos cabelos ressecam. Embora não haja regra, o principal drama do inverno é o ressecamento dos fios de cabelo e também do couro cabeludo em alguns casos. Os ventos, a baixa umidade do ar e o banho quente são os inimigos de todas. Nesse sentido entendemos que com a variação dos fios e da estação variam também os cuidados a serem tomados, mas no geral existem alguns cuidados chave a serem tomados que dão resultado. Fios ressecados, sem brilho e com frizz? Aqui não!


Cuidados Para Todos Os Fios

Todas nós precisamos dar atenção aos nossos cabelos e caprichar na hidratação durante o inverno. O ressecamento é o primeiro drama a ser vencido! Começando pelos hábitos, lavar a cabeça com água quente não pode. Ela só ajuda a piorar a situação, provocando o indesejado efeito rebote: primeiro ela tira toda hidratação e oleosidade e em seguida o organismo tem a necessidade de produzir oleosidade extra para compensar a perda causada pela temperatura quente.

Evite as altas temperaturas do secador e dos modeladores térmicos. Se você não abre mão do secador, diminua a temperatura do jato de ar, optando pelos frios.


Cuidados Para Fios Finos

Quando os fios são mais finos, eles têm mais facilidade ao distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo. Isso faz com que seja mais fácil sofrer com os fios pesados e oleosos, mas também com o frizz e ressecamento da oleosidade que é retirada com facilidade dos fios. Por isso a dica é evitar as altas temperaturas de banhos, escova e modeladores térmicos. Opte por secagens naturais ou diminua a temperatura do vento do secador, reduza a temperatura do banho (troque a água fria pela morna) e evite chapinhas e modeladores com temperatura.


Os demais cuidados não podem parar, por isso não pule etapas com o shampoo e condicionador e muito menos no uso do protetor térmico antes de secar ou modelar o cabelo.


Faça hidratações caseiras com produtos mais leves, que não deixam o cabelo muito carregado. Você pode optar por produtos industrializados ou caseiros e naturais, como o óleo de uva, que é mais suave entre os óleos, fazer uma hidratação com babosa ou leite de coco.


Cuidados Para Fios Grossos e Crespos
No caso das cacheadas, a oleosidade costuma ser mais controlada, porque é mais difícil para esse tipo distribuir naturalmente por todo o fio até a raiz. A situação é agravada pelo clima seco e ventos, por isso a atenção deve ser maior aqui. Por suas características esses fios tendem a ter maior oleosidade no couro cabeludo, ao mesmo tempo em que as altas temperaturas danificam todo o fio, deixando-os sem elasticidade, brilho e com as cutículas abertas e porosidade.


Cuide da lavagem do seu cabelo, que deve variar de dias alterados a até maior espaçamento. Conheça seus fios e opte por lavá-los apenas quando estiverem sujos, porque a lavagem é um dos hábitos que mais ressecam os fios. e crie a sua própria rotina de lavagem dos cabelos. O cuidados com a lavagem do cabelo, que deve ser realizada em dias alternados e a umectação capilar são fundamentais. Invista tempo dos fios e trate com uma máscara reconstrutora regularmente.


As temperaturas altas continuam sendo as vilãs por aqui, como disse ali em cima. Por isso esfriar as coisas é a melhor opção para os fios. Os cuidados devem ser intensificados e regulares, por isso faça uso de produtos que favorecem a hidratação, como aqueles que contém óleo de argan, além do uso de umectantes. Estabeleça o seu cronograma capilar, ele irá simplificar sua rotina de cuidados regulares, para que eles fiquem saudáveis e bonitos por mais tempo. Hidratações com ampolas e máscaras rápidas podem ser complementadas com óleos, bepantol, babosa e frutas como abacate.



Com Coloração
Cabelos com coloração, por exemplo, também precisam de atenção especial. Além da cor dos fios também ser um fator importante para se preocupar, a química também influencia na vida e forma do cabelo. Máscara reparadoras devem ser usadas constantemente, e uma opção é alternar com máscaras de reconstrução e hidratação, que irá variar conforme a estrutura dos seus fios.

Para cuidar dos fios, aposte nas máscaras reparadoras, nos produtos específicos para cabelos coloridos e no salão invista na cauterização capilar. Manter as temperaturas baixas continua sendo a regra do inverno, tanto a água quando o secador/chapinha podem desbotar a cor.


E então, o que acharam? Como vocês cuidam dos seus fios no inverno? Dividam suas rotinas aqui nos comentários!


Quer saber mais sobre os Dramas do Inverno? Confira clicando aqui!


2 comentários:

  1. Achei o conteúdo do post bem importante. Nossos fios exigem tratamentos específicos e é bom estarmos sempre atentas
    http://www.blogmarianaleal.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Mariana! A ideia do post é mostrar a importância dos cuidados, sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: