11 de jul. de 2018

CUIDANDO DAS UNHAS EM CASA

Se você não apresenta nenhum problema com unhas ou cutículas, pode muito bem cuidar delas em casa, sem nenhum problema. A atividade pode tomar algum tempo, mas é ótima para momentos de relaxamento e de se cuidar; o carinho com nós mesmos é muito importante, por isso reserve um tempo na semana ou de 15 em 15 dias para fazer a sua rotina de cuidado e embelezamento.


Para cuidar da higiene das mãos e unhas, o ideal é mantê-las sempre curtas e lixadas e isso deve ser feito de uma a duas vezes na semana. Se você opta por mantê-las compridas, apenas lixe, porém a lavagem das mãos deve ser feita com maior frequência e sempre para quem lida com alimentos ou saúde, lembrando sempre de lavar embaixo das unhas. Esse hábito correto previne que uma série de doenças, bactérias e sujeiras acumulem e sejam carregadas, contaminando objetos e espaços.


Para cuidar das unhas em casa, você precisa basicamente de uma tesourinha ou alicate específico para unhas e lixas de unhas. Se você deseja investir também na beleza, tenha seus palitinhos, alicates, algodão, removedor de esmaltes, esmaltes e um spray secativo. É muito importante não compartilhar materiais além dos quatro últimos. Aprendendo a cuidar você mesma das unhas tem como benefício mais atrativo a economia de dinheiro, reais! Seguido pela independência e liberdade que ganhamos quando não ficamos reféns de salões ou profissionais autônomos.




UNHAS DE SALÃO DIY



Vamos agora a um breve passo a passo de como fazer as unhas em casa tão bem quando em qualquer salão. É preciso entender que leva tempo para aprender algumas técnicas, mas com prática e paciência você irá aprender. Se você não tem experiência, evite fazer as coisas com pressa. Separe um espaço com apoio para as mãos e os pés, um pouco de água quentinha e os materiais acima, além de um amolecedor de cutículas, cobertura de brilho, óleo secante e hidratantes para os pés e mãos.

1.COMECE CORTANDO E LIXANDO

Com uma tesourinha de unha ou alicate próprio:
  • Corte as unhas da mão na altura e formatos desejados, buscando um corte reto e sem arestas;
  • Para manter as unhas sempre curtas, você pode cortar e lixar até 3x na semana. Opte pelo corte reto e quadrado para que não haja risco de encravar, isso vale para as unhas das mãos e dos pés.
Depois de cortadas todas as unhas, é a vez da lixa:
  • Lixe com a parte fina da lixa e trabalhe para deixar as unhas retas e niveladas. Finalize o corte aparando qualquer pontinha que possa ter sido criada e também é importante para fazer os cantos das unhas.
  • Se você modela as suas unhas, apenas siga o corte e lixamento já realizado para manter o formato. Mesmo quem possui unhas grandes, para a sua saúde é importante cortá-las, pois estão em constante crescimento.
Com uma lixa polidora:
  • Lixe suavemente e pouco a base das unhas. Você também pode optar pelas lixas que oferecem a sequência de 4 passos para lixar, polir, retirar ondulações e brilho.  


2. TIRANDO AS CUTÍCULAS

Depois do passo 1, é a hora de cuidar das cutículas.
  • Amoleça as cutículas aplicando um creme amolecedor específico ou creme para as mãos.
  • Depois de aplicado em todos os dedos, umedeça o algodão na água morna e coloque chumaços nos dedos para ajudar na hidratação da região.
  • Aguarde 20 segundos antes de começar a fazer o primeiro dedo.
Usando a espátula:
  • Com a cutícula amolecida, use a espátula para levemente empurrar as cutículas. Sempre suavemente para não correr o risco de se machucar. Levante as pelinhas que estão sobrando.
Usando o alicate:
  • Na hora de usar o alicate, não ouse muito. Segure o alicate com firmeza e na posição correta, com claridade e tire o excesso que está na cutícula; não é recomendado tirar muito a cutícula por conta dos bifes e cuidado com a saúde.
  • Faça um dedo por vez, com calma e cuidado.
  • Evite deixar pontinhas soltas e levantadas.
Com o alicate é importante tomar cuidado no manejo e na higiene do objeto. Esterilize com água quente e álcool 70, sempre antes e depois de usar.


Você pode conferir como segurar o alicate nesse vídeo, da youtuber Leidiane Barbosa!


3. ESMALTANDO AS UNHAS

Agora você vai precisar de base, o esmalte eleito e um palitinho de madeira ou metal.
  • Comece aplicando a base. Aproveite esse momento para usar bases de tratamento para fortalecer as unhas ou outros.
  • Aplique em todos os dedos, sempre tirando o excesso da cutícula e nas pontas da unha, se necessário/desejado.
Depois de um pouco seco, comece a esmaltação com a cor desejada:
  • Aplique uma quantidade proporcional ao tamanho da unha, para que não haja excesso ou falta que estrague a pintura. Com uma gota no pincel, comece a aplicação do topo das cutículas em direção a ponta da unha.
  • Com o pincel, repondo ou não, aplique a primeira camada de forma uniforme e não deixe excessos ou ondulações.
  • Nessa camada não fazemos a palitação. Aplique em todos os dedos, aproveitando para secá-los enquanto aplica com cuidado.
Na segunda camada de esmalte:
  • Repita a aplicação do esmalte. Reforce a cor, finalize a pintura, crie detalhes ou use topcoats. Após a segunda camada, limpe as bordas da cutículas com o palitinho sem algodão, retirando os excessos. O movimento do palito deve acompanhar as curvas naturais da cutícula
  • A ponta das unhas é uma questão pessoal. Há quem prefira tirar a pontinha, pontão ou não retirar. Eu ainda não vi uma unanimidade, e vocês? Pra mim depende muito do modelo e comprimento da unha.


4. LIMPANDO AS UNHAS
Com uma camada de algodão enroscada na ponta do palito, molhe no removedor:
  • Não encharque o algodão com removedor e também não use uma camada muito grossa ou fina de algodão.
  • Aos poucos retire os excessos de cada uma das unhas com cuidado para não borrar o esmalte.
  • Lembre de limpar embaixo das unhas, onde costuma sobrar esmalte.
  • Se você tirou a pontinha, reforce a limpeza passando o palito com algodão na borda das unhas.


5. FINALIZE DANDO BRILHO E RESISTÊNCIA
Com óleo secante/spray secante ou cobertura de cor:
  • Finalize a esmaltação aplicando a cobertura de cor, que irá intensificar o brilho e
proteger a cor.

  • Aplique óleo secante ou o spray secante específico para unhas e pronto, unhas de salão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: