22 de ago. de 2018

Como Cuidar Dos Cabelos Ondulados 2ABC

Os cabelos cacheados e ondulados estão com tudo. E não estou falando de ondas obtidas através de babyliss, estou falando de cachos de verdade. Com a forte onda de mulheres assumindo seus fios naturais, também houve um boom de produtos para atender a demanda. Para termos uma ideia, entre 2016 e 2017 o número de buscas no Google sobre cabelos cacheados cresceu 232% e ultrapassou a busca por lisos pela primeira vez. E a previsão continua sendo de crescimento para esse nicho.

Isso significa que nós mulheres dos fios ondulados aos crespos estamos nos preocupando mais e buscando mais soluções para que nossos fios fiquem bonitos sem recorrer a tratamentos que os descaracterizam. Meus fios naturais estão dentro da classificação 2ABC, como na imagem abaixo, e no post de hoje eu explico (e aprendo) como cuidar dos fios da lavagem à finalização para que os fios fiquem lindos e no lugar quando eu opto por deixar secar ao natural, sem secador. Vem comigo?



Referência Pinterest

Características dos Cabelos Fio 2ABC

O tipo 2, no geral, são os fios ondulados de características bem próprias, pois estão no meio termo entre o liso e o cabelo cacheado. “Os cabelos 2ABC têm fios com ondas em forma de S que podem ser mais ou menos definidas, dependendo do grau de curvatura. Seus fios são sedosos, mas não tanto quanto os dos cabelos lisos, e suas pontas apresentam um pouco de ressecamento, mas não tanto quanto as pontas de cabelos cacheados ou crespos.” - Me Ajuda na Transição

O cabelo 2A está mais próximo dos fios lisos, com ondas mais suaves e sutis. Embora possa ser tão macio quanto os fios lisos, as ondulações ainda dificultam o alcance da oleosidade natural produzida no couro cabeludo. No caso do 2B as ondas se espalham por todo o comprimento do fio e a raiz permanece lisa. Já no fio 2C as ondas são mais definidas, se aproximam mais da raiz e o fio de cabelo costuma ser mais grosso, nesse caso os fios sofrem com um ressecamento maior, sendo mais volumosos e com tendência ao frizz, devido à maior curvatura dos cabelos ondulados a cacheados.

Como Lavar os Fios 2ABC

Como sabemos, os cuidados não devem se limitar ao pós-shampoo. Não vale lavar o cabelo com os produtos errados! E para você acertar 100%, você precisa conhecer bem o seu cabelo e saber como ele é e como ele se comporta em diferentes situações. Os meus, por exemplo, ficam super controlados quando eu seco apenas com o secador e uma escova larga, mas na hora de secar ao natural a história é outra. Por isso, conhecer seu cabelo é muito importante na busca por produtos ideais!

Shampoo e condicionador para cabelos cacheados fazem sim toda a diferença. No caso dos fios 2ABC o grande poder do shampoo e condicionador é a hidratação - nesse caso a hidratação deve vir desde antes mesmo da lavagem, com o pré-shampoo, quando aplica-se algum tipo de óleo vegetal (oliva ou coco, por exemplo) no comprimento dos fios, evitando a raiz antes de aplicar o shampoo. É muito importante que os produtos sejam aplicados nos locais certos: lugar de shampoo é na raiz e o condicionador é nos fios! O shampoo e condicionador com propriedades hidratantes são os indicados para os fios 2ABC, dando preferência aos que também controlam a oleosidade da raiz. O ideal é lavar os cabelos em dias alternados, para manter a oleosidade natural do cabelo e curtir um bom day after, né?! Conheça e respeite os seus fios, alternando a lavagem de acordo com o tempo deles, sempre evitando lavar TODOS os dias.

Como Finalizar os cabelos 2ABC

Já disse que a hidratação é a alma do negócio, porque o frizz e o excesso de volume tem TUDO a ver com isso. Como esse tipo de fio não precisa tanto de óleo em relação aos cabelos cacheados, por exemplo, é importante manter os produtos hidratantes nas pontas e comprimentos dos fios, evitando a raiz a qualquer custo - dê um espaço mínimo de 4 dedos.

Muitas donas desse tipo de fio possuem problemas com o fato dos cabelos ficarem oleosos rapidamente, pesados e sem nenhum controle do volume e frizz. Isso tem relação direta com o tipo de produto aplicado nos fios. Por exemplo, ao usar uma máscara de hidratação, você pode dispensar o condicionador na etapa da lavagem, para evitar o excesso de produtos no fio.

O caminho é compreender o seu cabelo e testar diversos produtos para ver como ele responde. Para esse tipo de fio, que costuma ser mais fino o ideal é manter os produtos mais leves e com menos textura em óleo, mesmo que contenham óleos na fórmula. Texturas como mousse, creme e gel/gelatina são indicados!

Para deixar os cabelos secarem ao natural, faça a memorização dos fios enquanto eles ainda estão úmidos, ou seja, amasse os fios debaixo para cima. Só volte a mexer no cabelo depois que ele estiver 100% secos e use a mesma técnica para “quebrar” a rigidez que os produtos causam nos fios.

Invista no Tratamento constante dos cabelos 2ABC

O tratamento constante garante que os seus fios ficarão do jeito que você deseja, saudáveis e bonitos. Não adianta apenas “apagar o incêndio”, apenas o tratamento a longo prazo irá garantir uma beleza permanente.

Uma dica bacana é nos momentos de hidratação, que podem variar de 1 vez ao mês, entre 15 em 15 dias ou como desejar, é variar os tipos de função de tratamento. Por exemplo, varie produtos de função hidratante dos extratos botânicos com os óleos vegetais de função nutritiva e a função reconstrutora da queratina e colágeno.


Bom, agora eu e você conhecemos os passos para cuidar dos cabelos tipo 2ABC!

Para conhecer mais cuidados com os cabelos, confira esse post!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: