5 de fev de 2018

Acerte na proteção solar!

Olá, pessoal, tudo bem?
Todo mundo sabe que para uma beleza completa, a nossa saúde é nosso principal aliado, inclusive e principalmente quando o assunto é PELE! Não é novidade que os cuidados com a pele são indispensáveis para manter a saúde do corpo em dia e que o principal vilão é o sol - não que não existam outros. Embora o envelhecimento também seja um fator que todos nós queremos combater, é o sol que pode causar doenças e maiores danos. E essa preocupação sempre chega com tudo junto com o verão, mas diferente da estação, esse é um assunto que não deve passar.

No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tumor mais incidente entre a população adulta e de acordo com pesquisa realizada ano passado, em 2017, pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, 70% de nós brasileiros não sabe usar o filtro solar da forma adequada.

Sim, existe forma correta de usar o filtro solar e também existe o tipo correto de filtro solar.  A pesquisa e a Sociedade Brasileira de Dermatologia  (SDB) apontam alguns sinais claros sobre quem não usa o filtro solar corretamente: não fazer disso um hábito diário; aplicar na quantidade errada; não reaplicar  o produto; FPS baixo etc.

O horário de pico da radiação UVB, de acordo com a Sociedade Brasileira de Der,atpçpgoa é de 10h às 16h, mas é necessário uso do produto durante todo o dia, inclusive em dias "sem sol", nublados ou chuvosos. 

QUANTIDADE faz toda a diferença na eficácia da proteção! A quantidade aplicada deve ser semelhante à quantidade que usamos de hidratante - levando em conta que costumamos passar bem mais hidratante que o necessário. Uma porção generosa deve ser aplicada para que seja possível cobrir toda a região com uma camada espessa.

Existem outras formas de se proteger, além do uso do filtro solar, como roupas que deixem a pele respirar, mas que protejam do contato direto com o sol, roupas com proteção solar, bonés e chapéus e óculos escuros.

Para quem costuma ou vai a uma situação de exposição ao sol por um longo período - não se engane aqui: dia nublado, dia com sol, dia com chuva - o filtro vai em todos eles! - o cuidado deve ser mais intenso. A indicação para quem vai se molhar ou ficar longas horas exposto ao tempo é que reapliquem o filtro solar de 2h em 2h, porque a grande quantidade de sol aumenta o risco e o dano causado a pele. Para quem tem a chamada "exposição eventual", a reaplicação nessa frequência não é necessária.

APLICAÇÃO CORRETA! Cubra toda a superfície corporal com no mínimo 15 minutos de antecedência para se expor ao sol. Depois de se molhar (e secar) ou quando a pele absorver o protetor, é hora de reaplicar o produto.

Quanto ao tipo de filtro solar, ele está diretamente ligado ao seu tipo de pele. O fator de proteção indicado pela SBD é de no mínimo 30 e o produto deve conter no rótulo a proteção contra radiação UVA e UVB.  Qual a diferença entre essas radiações? A UVA vai mais profundo na pele, sendo a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele. A UVB tem maior intensidade entre 10h e 16h, sendo a responsável pelas queimaduras solares e o vermelho na pele. Dito isso, agora é hora de considerar as fórmulas e escolher a mais adequada ao seu tipo de pele, sempre lembrando que o produto usado no rosto deve ser diferente do usado no corpo. Atualmente os filtros, mesmo os para o corpo, vem em versões mais leves como gel, mousse, spray, sérum e outras variações. Além da leveza, a absorção é melhor e a fórmula prevê maior proteção quanto os efeitos do sol e também do envelhecimento.

TIPO DE PELE E FILTROS

No geral, a "regra" é simples: quem tem pele oleosa deve apostar no protetor oil free com textura mais fluida e menos pegajosa possível; quem tem pele mista pode apostar em um produto mais denso como mousse; e a pele seca pode e deve apostar em cremes.

MEUS PROTETORES PARA O ROSTO

Pensando na regra geral e depois de uma consulta com minha dermatologista, adoto 3 produtos para meu dia a dia. Por recomendação médica, uso o filtro solar Episol Color Pele Morena FPS 70, da Mantecorp Skincare, para os dias em que vou me expor ao sol, mas também preciso manter a make em dia - ele é tem uma ótima cobertura, como um creme fluido e funciona muito bem como base! Para finais de tarde/noite ou quando não vou me expor diretamente ao sol, mas quero manter a beleza uso o BB Cream L'oreal. E para os dias em casa ou quando não quero me maquiar uso o Solar Expertise 60 Antirugas da L'oreal, ele tem uma textura mais semelhante a de filtro solar e não tem cor, mas fica branco até secar e apesar da minha pele ser mista, ele não a deixa mais oleosa e segura bem.

E então, você se protege direitinho do sol?
Esse assunto rende muito e não acabamos por aqui, certamente falaremos mais.
Deixe seu comentário e me contem se vocês fazem o uso correto do protetor solar!

Quer conhecer outros cuidados para a pele? Clique aqui!

23 comentários:

  1. Essas informações são muito importantes! Ando sempre com o meu na bolsa!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse protetor da loreal. O meu é de 50. Acho ele um pouco "oleoso". Mas como aplico base matte por cima de dia fica bom. E esse bb cream é maravilhoso super prático.

    ResponderExcluir
  3. Não saio de casa sem meu protetor solar

    ResponderExcluir
  4. eu sempre uso protetor solar, muito importante cuidar da pele

    ResponderExcluir
  5. Que dica top, no ultimo fim de semana eu fui pra um almoço de família e passei protetor uma vez acredita? E danei a banhar de piscina esqueci mesmo de passar de novo, resultado: fiquei mais preta do que já sou, descasquei toda, nunca mais me descuido de novo , amei o post linda <3

    ResponderExcluir
  6. Antes eu era muito descuidada com isso, mas depois eu vi o quanto é necessário.

    Dica muito valiosa e nunca é demais alertar.

    ResponderExcluir
  7. Excelente dica! Meus parabéns. É preciso sempre se cuidar!

    ResponderExcluir
  8. Que dica maravilhosa, amei demais. Um bom protetor solar, faz bem a longo prazo

    ResponderExcluir
  9. Muito importante este assunto! Não me cuido tão bem quanto deveria...mas com o tempo vamos melhorando né..gosto muito do BBcream porque tem a proteção junto co a cor.

    ResponderExcluir
  10. Post de utilidade pública! Adorei as dicas e o seu cuidado em explicar tudinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Super válido e impostante esse seu post, pois devemos saber com exatidão qual o tipo mais adequado de protetor solar, ainda mais com esse calorão que anda fazendo e sem alguma noção não vai adiantar nada não é verdade?

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  12. é essencial acertar em um bom protetor solar

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Informação e dicas importantes!
    Aqui no verão é praia todo fds.
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de usar apesar de esquecer as vezes, é muito importante!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que eu não uso protetor sem ser no rosto, quando vou a praia ou clube eu só passo no rosto e por muita insistência do meu noivo, mas vou me policiar mais sobre isso, pois é bem séria os problemas que isso acarreta!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Olá, ótimo post ;) Já fui pra praia em dia nublado que o mormaço me deixou vermelha por achar que nao precisava de protetor. E até as luzes de casa, do pc e do celular queimam.. beijos.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do seu post,rico de informações importantes.
    Pra mim o uso é indispensável.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. O meu favorito da VIDA é esse da Episol.
    uso ele e não troco por nada hahaha!
    amei as dicas flor!
    beijs

    ResponderExcluir
  19. Antes eu não me preocupava muito com isso amistoso de alguns dias pra cá estou aprendendo a cuidar direitinho

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    É uma preocupação constante para mim, pois fico vermelha com facilidade.

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas!

    Confesso que uso mais no rosto do que no restante do corpo.
    Uso Anthelios Airlicium da La Roche, específico para pele oleosa e com acne, não saio de casa sem ele.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: